Branding. Esse estrangeirismo já tão familiar, de origem anglo-saxónica, da família daquelas palavras terminadas em “ing” e que dão imenso estilo prenunciar numa qualquer reunião de trabalho. Na verdade, branding pode revelar-se no segredo de qualquer empresa, marca ou personalidade pública. Trabalhado por agências especializadas em diferentes áreas da publicidade e marketing, branding é essencial na comunicação de uma entidade no mercado atual. Mas, afinal de contas, o que é e como funciona?
Mais que gestão de marca, é storytelling…
Também conhecido por brand manegement, branding refere-se a todas as atividades e estratégias que envolvem a gestão da marca de uma empresa desde a sua criação ao seu desenvolvimento.
Muito mais do que criar ou gerir uma marca, branding é a “arte” de conseguir através de uma marca, criar um conceito, contar uma história, criando uma aura, uma relação sentimental junto dos seus potenciais clientes. Essa ação, permite que as marcas sejam mais respeitadas e valorizadas. Senão vejamos, empresas como a Nike, a Coca-Cola ou a Apple são exemplos perfeitos disso. Por trás de cada uma destas empresas, existe um logótipo que revela uma história, uma filosofia muito própria, um estilo de vida, ou até mesmo quem somos aos olhos de outros.
São marcas inspiradoras que conseguiram ao longo dos anos, atingir um posicionamento ímpar no mercado, de tal forma que, tanto a Apple como a Nike, deixaram de utilizar o nome identificado nos seus logótipos. São apenas símbolos... símbolos gráficos mas também símbolos de consumo.
Para uma marca bem-sucedida, é necessário uma série de fatores, dos quais é fundamental uma boa gestão. Como resultado dessa gestão de marca, é atribuído um valor que irá influenciar na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação a esta. Este valor é conhecido como brand equity, ou seja, trata-se de um valor que mede os aspetos tangíveis e intangíveis que a envolvem.
• O lado tangível inclui todos os aspetos que permitem identificar o produto: objeto, preço, embalagem, a imagem, slogan, linguagem cromática, tipografia, etc.;
• O lado intangível refere-se à experiência do consumidor e a conexão emocional criada entre este e o produto ou serviço prestado. A gestão e manutenção do valor intangível da marca assenta fundamentalmente, na experiência de consumo.
Quem é fã da Apple sabe que todos os seus produtos vêm numa embalagem cuidadosamente pensada para oferecer uma agradável experiência no momento da sua aquisição. Uma embalagem branquinha, com um packaging cuidado, com elementos acolchoados que envolvem o equipamento, um cheiro muito característico, sim, o cheiro... nunca reparou? Todos os produtos apple têm um cheiro característico que se nota no momento em que se abre a embalagem. São, portanto, uma série de fatores que ajudam a criar uma mística, uma experiência de consumo que faz determinadas marcas diferenciarem-se de outras.
Uma marca revela-se através da sua comunicação gráfica, visual, no seu conceito e tenta criar um fio condutor, uma linha que conta uma história, daí o termo “storytelling”, outra palavra cheia de estilo terminada em “ing”. São portanto muitos os fatores que fazem criar um vínculo emocional entre marcas e consumidores e é esse vínculo que ajuda ao sucesso do negócio.
Investir na sua marca é não deixar que a perca
Uma marca é parte fundamental do seu negócio e da mesma maneira que investiu num sistema de videovigilância nas suas instalações, a marca também deverá ser protegida. Como? Através do seu registo!
O registo de uma marca é o passo a seguir logo após à aprovação do design da mesma. Na SALVADO® também oferecemos esse serviço, tanto para registo de marca nacional como internacional.
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