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O segredo para qualquer projeto editorial ter sucesso e progredir no mercado continuadamente é estratégia, ou seja, o traçar das linhas e definição dos meios precisos para chegar aos objetivos traçados pela equipa editorial. Estratégias há muitas, mas uma das mais importantes para conseguir comunicar com o público que se procura alcançar é a estratégia editorial, conhecida também por estratégia de conteúdos.

Estratégia editorial passa pelo planeamento, criação e mediação de conteúdos que promovam atrair um determinado público ao negócio ou produto. Para uma boa estratégia é necessário criar, numa primeira fase, um plano de conteúdos dividido em três etapas:

• Definição e estudo do público e mercado pretendidos;

• Estabelecer o(s) tema(s) do produto ou projeto;

• Por fim, trabalhar esses temas para garantir qualidade e diferença no mercado em que se pretende investir.

Mas estratégia editorial não é apenas planear e criar, deve ser constantemente revista de forma a melhorar os conteúdos publicados, devendo também, passar por desenvolver novas estratégias ao longo do crescimento do negócio de forma a se tornar uma referência no mercado.

 

 

 

 

Para compreender melhor o tema que estamos a tratar, nomeadamente a relevância do delinear estratégias, temos o caso da Beautyland, um projeto com assinatura SALVADO® - Contemporary Design Consulting, que, em seis meses de existência, alcançou um enorme êxito no mercado da saúde e beleza, nomeadamente, entre os parceiros, colaboradores e subscritores com quem trabalha. A Beautyland é uma plataforma online que procura ser um espaço não só de informação e formação para profissionais das áreas de estética/cosmética, cabelos, unhas e saúde, como também procura ser um espaço que promove marcas, negócios e produtos, assim como, disponibiliza um campo de procura/oferta de emprego nas áreas mencionadas. Apesar de se tratar de um projeto com um ADN digital e focado na comunicação do futuro, existe também a preocupação na comunicação em suporte físico que, apesar do enorme crescente do meio digital, é algo ainda bastante importante nestas áreas de negócio. Sendo assim, semestralmente é lançada uma versão editorial em formato de papel nos dois maiores eventos a nível nacional e de forte influência neste mercado: Expocosmética em abril (Porto) e na InBeauty em outubro (Lisboa).

 

 

img beautyland

 Ver revista na íntegra aqui

 

A marca Beautyland foi definida, portanto, desde o seu início segundo uma estratégia focada no desenvolvimento de conteúdos, temas relevantes para o mercado em questão e sempre com o foco nos profissionais das áreas tratadas, trabalhando e aperfeiçoando as temáticas, a comunicação, design, estratégia de crescimento de negócio e na oferta de novas ferramentas e serviços através do brainstorming de novas ideias e na avaliação contínua sobre o resultado do trabalho anteriormente efetuado e na análise sobre qual o melhor caminho a seguir.

Para além disso, o sucesso pode traduzir-se, ainda, no delineamento de objetivos e estratégias precisas, baseadas num estudo previamente efetuado e atualizado a cada semestre (na data do lançamento de cada edição em papel) sobre o perfil do visitante à plataforma digital como também os seus subscritores, seguidores nas redes sociais e do mercado em que se insere esse público. Assim, é estabelecido também, o momento exato em que se pretende atuar sobre uma determinada campanha ou ação de marketing. A plataforma digital complementada com a publicação de duas edições por ano em suporte em papel é uma forma de alcançar um público menos propenso à utilização das novas tecnologias mas sempre com uma enorme preocupação na vertente criativa, com abordagens gráficas diferenciadoras e com capas sempre bastante surpreendentes.


DADOS BEAUTYLAND 2018 

Fig. Brochura Beautyland 2018 – Perfil do visitante na plataforma Beautyland.pt

 

Estratégia editorial não envolve apenas os primeiros passos na conceção de uma revista ou, neste caso, de uma plataforma digital. Trata-se de um trabalho continuado onde a manutenção e revisão das estratégias editoriais é fulcral para o sucesso da Beautyland ou de qualquer outro projeto online ou offline.

Os meios usados têm que ser analisados constantemente pelos membros da empresa para perceber o que está a correr bem ou mal e o que deve ser melhorado, sempre com grande preocupação na sustentabilidade humana e financeira em que o projeto ainda se enquadra. Para além da revisão das estratégias, existe também uma preocupação em fazer aumentar a fidelização de clientes com exclusividades, promoções e recompensas associadas na plataforma e nas redes sociais — como Facebook e Instagram, onde a presença da Beautyland é mais forte — estratégias de manutenção que permitem a Beautyland crescer com sustentabilidade e obter cada vez mais visibilidade junto das marcas e dos profissionais, garantindo um futuro de sucesso.

 

Para mais informações sobre a Beautyland, contacte:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

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